quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Lá para as bandas do Cézar...

Ontem dia 13/01/2016 contamos com a ilustre presença do amigo Luís Eduardo Fritsch e Michel Cezar para realizarmos uma passarinhada na Palmeira.

Iniciamos a saída às 7:00 da manhã em virtude da temperatura e por ser o horário indicado para observação. Nos dirigimos à propriedade do amigo Michel Cézar, lugar sensacional, muito bem preservado e que sempre nos revela surpresas, como iremos ver daqui para frente.

Após nossa chegada, nos dirigimos primeiramente ao banhado onde as primeiras espécies começaram a dar as caras, Marreca-pé-vermelho (Amazonetta brasiliensis), Tiziu (Volatinia jacarina), Curutié (Certhiaxis cinnamomeus), João-teneném (Synallaxis spixi) e uma espécie muito interessante, que por mais que não se tenha obtido um registro fotográfico, foi muito bom poder vê-la,  trata-se da saracura-sanã (Pardirallus nigricans) que passou saltitando pela nossa frente.

Curutié (Certhiaxis cinnamomeus)
João-teneném (Synallaxis spixi)
Em seguida nos dirigimos até a mata, onde no primeiro momento já podemos observar um Bico-grosso (Saltator maxillosus), ave muito bela e por vezes confundida com o Trinca-ferro (Saltator similis), segundos após isso escutei uma vocalização e não quis acreditar, pois recém estávamos na borda da mata próximo a um emaranhado de taquaras, logo comentei com os os guris: “gurizada acho que tem um Cisqueiro (Clibanornis dendrocolaptoides) aqui” , ave ameaçada de extinção devido a degradação de seu habitat, logo ficamos em silêncio esperando a próxima nota a ser emitida para a confirmação, e não deu outra, era mesmo. Como o de costume deu um “baile” até conseguir ser fotografado, então já estávamos satisfeitos por conseguir ver esta espécie sensacional, sem dúvidas já poderíamos voltar para casa, mas não hehe, seguimos à procura de outras espécies que habitam o local.
Bico-grosso (Saltator maxillosus)
Cisqueiro (Clibanornis dendrocolaptoides)
A próxima ave a se mostrar foi o Pitiguari (Cyclarhis gujanensis), ave colorida com um bico grande em proporção ao seu corpo, seu nome popular é originado devido a sonoridade do seu canto.
Pitiguari (Cyclarhis gujanensis)
Em outro momento fomos contemplados com a aparição simultânea de duas espécies, Bico-chato- de- orelha- preta  (Tolmomyias sulphurescens) e o Cabeçudo (Leptopogon amaurocephalus), aves de pequeno porte que possuem vocalizações muito características possibilitando sua identificação, porém de difícil visualização, pois sua plumagem olivácea lhe permite uma boa camuflagem.
Cabeçudo (Leptopogon amaurocephalus)
Diversas espécies deram as caras, infelizmente não permitiram registros fotográficos, mas sim um show de acrobacias entre as árvores, mostrado sua destreza e seus maravilhosos cantos, que encantam
qualquer ser, algumas delas como: Limpa-folha-de-testa-baia (Philydor rufum), Caneleiro (Pachyramphus castaneus), Choca-da-mata (Thamnophilus caerulescens), pi-puí (Synallaxis cinerascens), Mariquita (Setophaga pitiayumi), entre tantas outras.

Então o amigo Michel sugeriu que a gente fosse até uma poça formada devido às chuvas que ocorrem no ultimo mês, chegando lá foi possível fazer a observação de algumas espécies aquáticas, dentre elas a que  chamou atenção foi a Carqueja-de-bico-amarelo (Fulica leucoptera), mas sem dúvidas a que mais nos encantou pela performance, foi o Mergulhão-caçador (Podilymbus podiceps) que desfilava pela pequena poça com toda sua família, e  com esta bela imagem grafada em nossas mentes a passarinhada pela parte da manhã se dava por encerrada.

Carqueja-de-bico-amarelo (Fulica leucoptera)

Mergulhão-caçador (Podilymbus podiceps)

 Pela parte da tarde visitamos dois locais: o Residencial Solar das Missões e a Universidade Federal de Santa Maria- campus Palmeira das Missões. Devido ao forte calor não foi possível a visualização de muitas espécies, mas algumas apareceram para abrilhantar a tarde tais como: Ferreirinho-relógio  (Todirostrum cinereum), Juruviara (Vireo chivi), Chopim-do-brejo (Pseudoleistes guirahuro), Caboclinho-branco (Sporophila pileata), Caneleiro-de-chapéu-preto (Pachyramphus validus) e Irerê (Dendrocygna viduata). Assim findou-se mais um dia de observação e admiração por esses seres alados.

Bida
Irerê (Dendrocygna viduata)




5 comentários:

  1. Mas que bela passarinhada!! Excelente registro do cisqueiro!! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Dante, sinta-se convidado a aparecer em uma passarinhada na Palmeira. Abraço!

      Excluir
  2. Show pessoal! Muito bom ler sobre nossa natureza e ver que conhecimento sempre eh mt bem vindo!
    Sugestao: poderiam falar dos passarinhos mais especificamente passando alguns dados que axam importante a população saber, principalmente os que estão em extinção!
    Não sei se me entendem, mas tipo hoje vamos falar sobre o "pica pau" e ae coloca td o q vcs axam relevantes e fotos!
    Bjs
    Sucesso casal e amigos!

    ResponderExcluir
  3. Show pessoal! Muito bom ler sobre nossa natureza e ver que conhecimento sempre eh mt bem vindo!
    Sugestao: poderiam falar dos passarinhos mais especificamente passando alguns dados que axam importante a população saber, principalmente os que estão em extinção!
    Não sei se me entendem, mas tipo hoje vamos falar sobre o "pica pau" e ae coloca td o q vcs axam relevantes e fotos!
    Bjs
    Sucesso casal e amigos!

    ResponderExcluir
  4. Tchê! Realmente foi uma passarinhada incrível, consegui vários lifers. Obrigado aos amigos pela disponibilidade de nos guiar por Palmeira. Aquele abraço!

    ResponderExcluir