quarta-feira, 2 de agosto de 2017

As curicacas da Praça da Prefeitura!


 Você conhece esta ave?
Foto: Rauter Silva

 Se você reside, trabalha ou está pelos arredores da Praça da Prefeitura pela manhã e ao fim da tarde, com certeza já ouviu uma ave "diferente" cantar (ouça a vocalização aqui), trata-se da curicaca (Theristicus caudatus) que também é conhecida como despertador em algumas regiões do país , se você já a conhece, sabe muito bem o porquê do apelido carinhoso.  
 Seu bico, longo e curvo, é adaptado para extração os insetos da terra, sua dieta é bastante diversificada apresentando: artrópodes, lagartos, ratos, caramujos, anfíbios, pequenas serpentes e até mesmo aves menores.
Foto: Luís Eduardo Santos


 Costuma pôr de dois a quatro ovos, em ninhos de gravetos nas árvores ou mesmo grandes rochas nos campos, um exemplo de ninho de gravetos pode ser visto nas araucárias da praça, se você prestar bem atenção. 
Curicacas no ninho. Foto: Hyago Ochôa


 Esta espécie está presente em grande parte do Brasil, onde haja vegetação aberta e lagoas, campos em solos pantanosos ou periodicamente alagados, ambiente bem diferente do que encontramos no centro da cidade, é por isso que esta família se desloca o dia todo em busca de alimento, retornando ao fim da tarde e marcando este retorno com sua vocalização marcante.







 Se você deseja conhecer as curicacas, prepare sua câmera/binóculo e fique com os olhos e ouvidos atentos por volta das 9 da manhã e às 6 da tarde aos arredores da Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões, ou se preferir, entre em contato conosco que teremos o maior prazer em apresentá-las!
Esperamos que tenham gostado!
Até breve. 

2 comentários:

  1. Oi... Fiquei pensando porque da visita inusitada? conforme se vê nas informações de vocês, as aves estão fora de seu habitat, por quê? o que será que as fez vir par a cidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A visita inusitada da Curicaca, provavelmente se deve a presença da árvore Araucaria angustifolia conhecida popularmente como pinheiro-do-paraná, uma vez que a ave utiliza a mesma para pernoitar e como área de nidificação. Devido a degradação do ambiente muitas espécies são prejudicadas, porém algumas possuem a capacidade de suportar alterações antrópicas, muitas vezes acabando por se beneficiar em alguns aspectos (alimentação,proteção), assim sendo possível uma coexistência.

      Excluir