domingo, 6 de março de 2016

De volta ao Parque Estadual do Turvo

Sempre que a possibilidade de ir ao Parque Estadual do Turvo surge, nossos corações vibram de alegria, afinal são 17.491 hectares que sempre nos reservam grandes surpresas. E desta vez não foi diferente. Há dias programávamos a ida, mas o tempo não quis colaborar, até que neste sábado (05/03) o tempo bom nos presenteou.
Com saída marcada para às 5:30 nos direcionamos ao “Turvo Maravilha”, como sempre ansiosos e na companhia da nossa micóloga e parceira de sempre Bárbara Botura e do pai do Bida, Luiz Fernando.
Chegamos ao Parque um pouco antes do esperado e não pudemos contar com a presença do “Homem Turvo” Dante Meller que nos aguardava há dias. Mas como já se esperava, o tempo nunca é desperdiçado no Parque e enquanto aguardávamos a permissão para entrar na trilha já ouvíamos cantos interessantes, foi quando um casal de juruva-verde (Baryphthengus ruficapillus) resolveu acusar presença, emitindo sua vocalização, enquanto fotografávamos esta espécie outras também resolveram aparecer, bem como tietinga (Cissopis leverianus) e gralha picaça (Cyanocorax chrysops), ambos de beleza peculiar.
Casal de juruva-verde (Baryphthengus ruficapillus)
Juruva-verde (Baryphthengus ruficapillus)

 Tietinga (Cissopis leverianus)


Gralha picaça (Cyanocorax chrysops)


Limpa-folha-ocráceo (Anabacerthia lichtensteini)
Então resolvemos seguir a trilha principal de acesso ao Salto do Yucumã e logo na entrada já contamos com a presença do limpa-folha-ocráceo (Anabacerthia lichtensteini) que já conhecíamos de outras idas, mas não tínhamos foto (lifer para nosso perfil no Wikiaves). Esta espécie só foi encontrada em duas cidades do nosso estado, sendo elas Derrubadas e Tenente Portela, podendo ser confundida com o limpa-folha-de-testa-baia (Philydor rufum), já registrado por nós anteriormente.

O tucano-de-bico-verde também apareceu, mas não possibilitou foto, assim como um bando de maitaca-verde (Pionus maximiliani) que passou por nós voando e vocalizando. Em seguida seguimos a trilha e notamos a presença de um morador que gosta de ser notado, tratava-se de uma fêmea de surucuá-variado (Trogon surrucura) que nos observava sem emitir nenhum som. 

Surucuá-variado (Trogon surrucura)
Ao chegar na lagoa das marrecas já avistamos os moradores que sempre encontramos, o pato-do-mato (Cairina moschata, lifer para a Thuani), um casal de pé-vermelho (Amazonetta brasiliensis), um mergulhão-pequeno (Tachybaptus dominicus) e um bando de frango-d’água-comum (Gallinula galeata).  
 Pato-do-mato (Cairina moschata)
Após isso foi a vez de espécies que nos encantam com a coloração das penas, são elas: benedito-de-testa-amarela (Melanerpes flavifrons), saíra-de-papo-preto (Hemithraupis guira) e o anambé-de-bochecha-parda (Tityra inquisitor) enquanto a tovaca-campainha (Chamaeza campanisona) nos acompanhava com seu canto, mas não nos dava a honra de sua presença.
Saíra-de-papo-preto (Hemithraupis guira)

Benedito-de-testa-amarela (Melanerpes flavifrons)
Caminhamos aproximadamente 2km e devido à hora (aproximadamente 11) o silêncio já era evidente e já estávamos satisfeitos com as espécies que vimos/ouvimos, foi então que uma vocalização forte ecoou sobre a mata e parecia se aproximar de nós, voltamos até um local em que pudéssemos observar o céu abertamente e avistamos um gavião de grande porte, a princípio pensávamos que pudesse ser o gavião-de-penacho (Spizaetus ornatus) ou o gavião-pega-macaco (Spizaetus tyrannus), afinal a foto não permitia uma boa identificação, mas sabíamos que algo grandioso estava por vir. Ao chegar à sede consultamos o bom e velho Wikiaves, que nos mostrou as características diagnósticas da espécie, era o gavião-de-penacho (Spizaetus ornatos)!Mesmo assim, enviamos a foto ao Dante que nos confirmou eufórico.
Gavião-de-penacho (Spizaetus ornatus)
Gavião-de-penacho (Spizaetus ornatus) no Parque Estadual do Turvo em maio de 2015. Foto: Dante Meller 
E ao final de tudo aquele sentimento que só o Turvo nos reserva tomou conta: “valeu a pena voltar”.
Abraços

Thuani e Bida

5 comentários:

  1. ótimo, mas tem registro de S. tyrannus pro Turvo sim!

    ResponderExcluir
  2. Show de bola pessoal!!! Mais uma vez parabéns pelo registro do ornatus e tudo o mais que encontraram... Quem sabe na próxima nos entramos lá. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Só de ler, já me imagino ao lado de vocês fotografando. Incrível a narrativa mesmo! Com certeza o Turvo é um lugar sensacional, tenho muita vontade de ir até lá fotografar, pena que é muito longe pra mim, que moro no extremo sul do nosso estado! Parabéns pelo blog, não deixem de atualizar ele, pois aqui vocês tem um leitor assíduo!
    Abração, até a próxima!
    Raphael
    http://avesdosul.com.br/

    ResponderExcluir