domingo, 21 de fevereiro de 2016

Saída mensal dos Observadores de Aves do Planalto Médio.

Ontem (20/02), como programado, nosso dia começou cedo, por volta das 6 da manhã, quando começamos a nos organizar para a saída mensal dos observadores de aves do planalto médio, desta vez aqui na cidade. O ponto de encontro, como de costume, foi no trevo da cidade onde aos poucos o pessoal foi chegando de Cruz Alta, Carazinho, Passo Fundo, Casca, Erval Seco, Marau e Uruguaiana. Após o reencontro, partimos para a propriedade do nosso amigo Michel, que desta vez não pôde estar presente, mas que nos cedeu o espaço sem pestanejar.
Na chegada já conseguimos fotografar o joão-botina-do-brejo (Phacellodomus ferrugineigula), ave com ocorrência registrada em apenas duas cidades da região (Palmeira das Missões e Ajuricaba). 
 João-botina-do-brejo (Phacellodomus ferrugineigulaFoto: Luís Eduardo dos Santos
Enquanto estávamos de olho no banhado, aproximava-se de nós, em voo, o rapinante que carrega o nome deste ambiente, tratava-se do imponente gavião-do-banhado (Circus buffoni) que em segundos desapareceu no horizonte.
Gavião-do-banhado (Circus buffoni). Foto: Carlos Eduardo Agne
Ao chegar na trilha da mata foi a vez dos pequenos notáveis. Três espécies de caneleiro puderam ser observadas, estas são: caneleiro (Pachyramphus castaneus), caneleiro-de-chapéu-preto (Pachyramphus validus) e caneleiro preto (Pachyramphus polychopterus).  
Caneleiro (Pachyramphus castaneus). Foto: Carlos Eduardo Agne.
Caneleiro-preto (Pachyramphus polychopterus). Foto: Luís Eduardo dos Santos.
A guaracava-de-crista-alaranjada (Myiopagis viridicata) e a guaracava-cinzenta (Myiopagis caniceps) também puderam ser ouvidas e fotografadas. 
Guaracava-de-crista-alaranjada (Myiopagis viridicata). Foto: Thuani Saldanha

Guaracava-cinzenta (Myiopagis caniceps). Foto: Luís Eduardo Santos.
O cisqueiro (Clibanornis dendrocolaptoides), sempre muito apreciado devido ao status de quase ameaçado pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e também pela sua distribuição curiosa, também marcou presença em nossa saída e “deu mole” para quem quisesse fotografá-lo, o que não é comum.
Cisqueiro (Clibanornis dendrocolaptoides). Foto: Cláudio Longo.
Após o almoço improvisado continuamos a saída, desta vez na UFSM, onde a chuva atrasou, mas não impediu a chegada do ferreirinho-relógio (Todirostrum cinereum), um lifer esperado para alguns membros do grupo.
Encerramos nossa saída mensal por volta das 15 horas, satisfeitos com os registros e com a excelente companhia. Deixamos aqui nosso agradecimento como anfitriões do mês (juntamente com a Dani) pela presença e pelas boas risadas, é sempre bom tê-los conosco, voltem sempre!
A lista completa das aves registradas pode ser encontrada aqui




E para finalizar esta postagem, não poderíamos deixar de homenagear nossa especialista em fungos Bárbara Botura, que nos acompanhou e nos mostrou um mundo completamente diferente do que estamos habituados.
Fotos: Thuani Saldanha

Um forte abraço
Thuani e Luís

Bichoita (Schoeniophylax phryganophilus). Foto: Claudio Longo.

Limpa-folha-de-testa-baia (Philydor rufum). Foto: Vilson Daneli Junior
Tico-tico-do-campo (Ammodramus humeralis). Foto: Rubens Stuginski Jr.
Surucuá-variado (Trogon surrucura). Foto: Carlos Eduardo Agne



3 comentários:

  1. Parabens aos amigos blogueiros. Foi bom ter estado mais uma vez com voces!

    ResponderExcluir
  2. excelente texto, parabéns!
    como mencionado acima, a companhia foi maravilhosa, abraços e até a próxima!

    ResponderExcluir
  3. Que legal birders, até eu! hehe
    E que venham muitos outros encontros e lifers!

    ResponderExcluir