quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

De tanto procurar nas torres, um dia ele estava lá...

                             
                          
Ontem dia 2/2/ 2016 pela tarde eu e a Thuani resolvemos ir caminhar no Parque de Exposições de Palmeira das Missões e convidamos nossa amiga Bárbara Botura. Chegando ao local é impossível deixar passar em branco as tantas vocalizações que lá ecoam e a cada passo que dávamos uma vocalização se escutava, logo parávamos para ver do que se tratava.
(O parque é povoado por inúmeras espécies de beija-flores tais como: Beija-flor-dourado (Hylocharis chrysura), besourinho-de-bico-vermelho Chlorostilbon lucidus) e beija-flor-de-veste-preta (Anthracothorax nigricollis).
Após a caminhada resolvermos descansar a margem do lago, onde dois filhotes de bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) estavam totalmente à vontade na nossa presença e ensaiavam mergulhos juntamente com as andorinhas-serradoras (Stelgidopteryx ruficollis).
Então escutamos suiriris (Tyrannus melancholicus) e tesourinhas (Tyrannus savana) vocalizando em tom de emergência, logo a Bárbara fala: “O que é isso?” rapidamente Thuani e eu olhamos para cima e lá estava um imponente gavião-do-banhado (Circus buffoni), uma ave sensacional  que possui de 46 a 60 cm comprimento, planando sobre nossas cabeças e como de costume sendo afugentada.
Após apreciar essa bela cena, fomos embora e encontramos a Manoella, que se juntou a nós e pode registrar a euforia quando o telefone tocou e eu escutei: “Bida, tem um falcão –peregrino (Falco peregrinus) aqui em uma torre”, era nosso companheiro de profissão Hyago e sua noiva Lynara que estavam nos esperando para compartilhar este lifer. Saímos em disparada e não deu outra, lá estava ele, no alto da torre (como o Dante havia nos falado), imponente. Porém não tínhamos câmera conosco e aí se iniciava mais uma corrida contra o tempo, esperando que ele continuasse lá.




Este falcão mede de 39 a 50 cm e possui uma envergadura de asa de 89-119 cm, além de ser um especialista na captura de aves, roedores e morcegos, não podemos deixar de falar que é o animal mais rápido de todos podendo ultrapassar os 300km/h em um voo picado, além de que é uma ave migratória e que alguns indivíduos chegam a percorrer cerca de 20 mil km.


Graças a nossa amiga Manoella, que exerceu seu ótimo papel de jornalista, tivemos belos registros deste momento surreal na nossa caminhada de passarinhólogos.



Bida e 50x de zoom


5 comentários:

  1. Bah que show!!! É sempre muito emocionante encontrar um falcão-peregrino, e isso ficou muito claro nessa postagem, tanto pelo texto, como pelas fotos e vídeo. Fico contente que tenham encontrado ele, agora podem meio que monitorá-lo por aí... Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. A emoção de ver um peregrino a gente nunca esquece... Monitoramos um que esteve em Chapecó por três anos seguidos, até que os condomínios do edifício acharam que não queriam mais carcaças de pombos no terraço e puseram veneno. E ele nunca mais foi visto... muito triste. Se acharem o local onde ele pernoitar dá pra fazer um trabalhinho sobre a dieta.

    ResponderExcluir
  3. A emoção de ver um peregrino a gente nunca esquece... Monitoramos um que esteve em Chapecó por três anos seguidos, até que os condomínios do edifício acharam que não queriam mais carcaças de pombos no terraço e puseram veneno. E ele nunca mais foi visto... muito triste. Se acharem o local onde ele pernoitar dá pra fazer um trabalhinho sobre a dieta.

    ResponderExcluir
  4. Que massa!! temos observado que este falcão reside nas altas antenas e torres de energia elétrica. olha o raio de ação que este animal domina!! um abraço!!

    ResponderExcluir
  5. Massa!!! Vcs são incríveis!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir